Grajaú vira palco de planos diretores de drenagens das bacias hidrográficas do Mearim e Bacanga



A Secretaria de Estado das cidades e Desenvolvimento Urbano apresentou na manhã desta terça-feira (22) de maio em Grajaú, o Plano Diretor de Drenagem das Bacias Hidrográficas do Mearim e Bacanga, o evento se estende em outras cidades até o dia 18 de junho de 2018. Estes seminários serão realizados em 15 cidades do Maranhão, para um público organizado pela sociedade civil, Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Conselhos e Comitês.

O objetivo do plano é propor soluções estruturais (obras) e não estruturais (programas) para reduzir os efeitos das enchentes, que ocorrem de forma frequentes nas bacias. A bacia do Mearim tem aproximadamente 99 mil quilômetros quadrados, o equivalente a 1/3 do território do Maranhão, a bacia do Bacanga tem em torno de 100 km.

Na bacia do Mearim cerca de 83 cidades abrange todo esse território e sendo que 65 delas tem sede municipal localizada dentro da bacia hidrográfica e, 38 desfrutam de 100% das áreas dos municípios inseridos nelas. Todas as cidades foram procuradas pela Secretaria de Estado, a ideia é que os locais que sofrem com alagamentos sejam mais protegidos com obras, programas e diretrizes de ações do Plano Diretor, as instruções é que a criação de 08 barragens ou construção de diques tragam melhoramento de drenagem urbana, na Bacia do Bacanga também são previstas drenagens e complementação da melhoria da barragem.

Em Grajaú participaram do evento;
Valmir Atunes coordenador técnico da elaboração do Plano Diretor de Drenagens, Isadora Pires engenheira sanitária ambiental do Plano Diretor, Secretario Municipal do Meio Ambiente de Grajaú Roberto Cleiton, João Caetano chefe de gabinete do prefeito e Ricardo Arruda Secretario de Administração.

A primeira cidade que recebeu este Plano Diretor foi Grajaú logo em seguida os próximos municípios serão: Itaipava do Grajaú dia 23, Barra do Corda dia 24, Presidente Dutra dia 25, Penalva dia 28, Vitória do Mearim dia 29, Santa Inês dia (30), Bacabal dia 05 de junho, Trizidela do Vale dia 06, Esperantinópolis dia 07, Joselândia dia (08), Buriticupu dia 12, Arame dia 13, Santa Luzia dia 14, e Pio XII dia 15. Já no dia 18 de Junho, quando acontecerá o último seminário será a vez de São Luís receber a audiência do plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Bacanga.

Em Grajaú o evento ocorreu por volta das 09h00min da manhã e foi até as 12h00min, vários alunos também participaram do evento, para entender como lhe dar com enchentes e inundações na cidade. A presença da gestão pública também teve sua importância que foi acompanhar a explanação e aplicar as obras necessárias para evitar alagamentos.

0/Post a Comment/Comments