Grajaú recebe o lançamento da Agritec, projeto da agricultura familiar do governo do estado.


O Governo do Estado, por meio do Sistema SAF (composto pela secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão – Agerp e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão- Iterma), lançou nesta-feira (20), no SEBRAE, no município de Grajaú, a Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) que terá sua primeira edição no município em Grajaú. O agricultor familiar vai ter a oportunidade de conhecer e ter acesso às tecnologias que impulsionarão o desenvolvimento da produção maranhense.

A Feira é uma verdadeira vitrine de oportunidades para o homem do campo, geração de renda e empreendedorismo rural. A Agritec em Grajaú acontecerá no Parque de Exposição Zezé Santos nos dias 23 há 25 de junho de 2016, com atrações musicais, gastronomia, workshop, exposição de animais, promoções e divulgações de produtos oriundos da agricultura familiar, criando espaços para comercialização e fortalecendo a identidade dos grupos produtivos.

As Agritecs integram um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural em todo o estado e tem o objetivo de criar espaços para troca de experiências e ampliar os conhecimentos tecnológicos para beneficiar os agricultores familiares maranhenses.
Este ano, por determinação do governador Flávio Dino, cinco municípios, representando territórios, sediarão a Feira, são eles: Codó (Território Cocais), Grajaú (Pré Território do Médio Sertão), Zé Doca (Território Alto Turi e Gurupi), Viana (Território Campos e Lados) e Chapadinha (Território Baixo Parnaíba).
O Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Agerp, SaydZaidan, reforçou o compromisso da Instituição em garantir assistência técnica e extensão rural de qualidade e continuada para os agricultores rurais do Maranhão.
A Embrapa e o Sebrae durante o evento de lançamento reafirmaram o compromisso e parceria na realização das Agritecs. As instituições foram unânimes ao afirmar que a Feira é um espaço de grandes conhecimentos e troca de experiências que resulta na qualidade de vida do agricultor maranhense.

As Agritec’s de 2015 capacitou aproximadamente 5 mil agricultores e atraiu mais de 70 mil visitantes. Foram comercializados cerca de 536 mil reais e os agricultores ainda tiveram a oportunidade de fechar contratos com instituições financeiras na ordem de R$2.034.734,00.
A Agritec é uma realização do Sistema SAF, Embrapa/Cocais, Sebrae, Prefeituras Municipais e Movimentos Sociais (ACONERUQ, FETAEMA, FETRAF, MIQCB e MST.
O lançamento da Agritec do Território Grajauense teve a presença marcante dos movimentos sociais, Sindicatos dos trabalhadores rurais de diversos municípios vizinhos, representando a Câmara de vereadores de Grajaú, o vereador Marinaldo Presidente da Câmara, o vice prefeito de Grajaú Abmael Neto, a presidente do Sindicato dos trabalhadores Maria Aparecida o presidente da ACIG Milton Gomes, a líder do governo Simone Limeira e demais convidados, ambos reafirmaram apoio ao projeto do estado em Grajaú.

0/Post a Comment/Comments