Oito anos de história e Site Grajaú de Fato anuncia o fechamento das portas comunicativa


Nos últimos 8 anos estivemos presentes na vida do município de Grajaú, acompanhando os fatos cotidianos que por imagens, entrevistas e reportagens, se transformaram em história e memória do nosso povo. Neste dia 29 de abril encerramos as atividades. Não é com alegria porque a missão não deveria terminar aqui. Mas a realidade exige que o site Grajaú de Fato abandone a sua missão de informar por inúmeros motivos, entre eles o financeiro.

Este veículo de comunicação está presente na internet emwww.grajaudefato.com.br desde 29 de abril de 2008. Foi criado pela necessidade de tornar a comunicação um elo entre a sociedade e instituições que atuam em questões de interesse público, para possibilitar o aperfeiçoamento dessa relação: mais comunicação e informação, menos divulgação, mais diálogo e participação, menos dirigismo para ajudar a responder ao anseio coletivo de uma comunicação mais democrática e participativa. Outro foco deste meio de comunicação, desde o princípio, é informar os milhares de grajauenses que moram em outras cidades, estados e países.

O projeto Grajaú de Fato começou com o site e foi idealizado pelo comunicador social Francisco Matias, formado em Bogotá, na Colômbia, pelo programa de comunicação do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) instituição da Igreja Católica, e pelo jornalista Fúlvio Costa (MTB 8.674/DF), formado na Universidade Católica de Brasília (UCB) e que atualmente mora em Goiânia (GO),  e responde pela edição do jornal impresso Encontro Semanal, da Arquidiocese de Goiânia e pela Assessoria de Impressa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal).
A versão impressa, que começou a circular com tiragens semanais no dia 20 de julho de 2013, por ocasião da abertura do maior evento da região, a Exposição Agropecuária de Grajaú (Expoagra), irá continuar. Em sua 21ª edição, o projeto inicial previa uma publicação semanal, o que foi possível nas três primeiras impressões. Depois passou a ser quinzenal e por fim mensal. A dificuldade financeira é o principal desafio, pois ainda não contamos com um número suficiente de empresas que anunciam conosco, mas prevemos maior diálogo com os empresários grajauense e da região para dar continuidade ao veículo que alcança cerca de 25 mil pessoas em cada edição, tendo em vista que pelo menos cinco pessoas leem cada exemplar. Acompanhe a versão impressa também online, acessando www.jornalgrajaudefato.com.br

Redação, escritório do Jornal
Durante um ano, a redação do Grajaú de Fato funcionou na Rua Patrocínio Jorge, n° 01 esquina com a Rua 7 de Setembro, no centro de Grajaú. O objetivo era estar mais próximo dos potenciais anunciantes do veículo. Desde de junho de 2014, no entanto, o escritório está na Rua São Vicente de Paula, nº 19, Trizidela.
DE OLHO EM GRAJAÚ.
É lamentável ver um parceiro de comunicação ter que fechar as portas do seu meio informativo, por falta de apoio e acima de tudo questões financeiras, situação esta que não é diferente da Redação do De Olho em Grajaú. Só ainda estamos no ar porque o nosso proprietário é solteiro não tem família como os demais amigos para dar o pão de cada dia, mas se não fosse isso o blog também já teria batido as portas por este mesmo fato valores.

É ainda também lamentável termos que fazer das tripa coração para manter a sociedade informada e, muitas vezes ainda somos vitimas de pessoas poderosas que nos ameaça a nos mantermos calados, pois assim foge de nossas mãos a liberdade de expressão. Sou contra o fechamento do Grajaú de Fato, é um meio de informação importante para Grajaú, pois surgiu primeiro que o De Olho em Grajaú e tem mantido a cidade informada. Nós estamos de braços erguidos para qualquer tipo de apoio ao nosso amigo e redator Mathias.

0/Post a Comment/Comments