Mec faz fórum para acompanhamento de atualização progressiva e o valor do piso salarial


Na tarde de ontem, 24/11, realizou-se em Brasília, na sede do MEC, a  Instalação do Fórum Permanente para Acompanhamento da Atualização Progressiva do Valor do Piso Salarial Nacional, com a presença do Ministro da Educação, Aluísio Mercadante. Participaram também da mesa de abertura o Secretário Executivo Luiz Claudio, o Secretário da SASE Binho Marques, o Presidente do  Fórum Nacional de Educação Heleno Araujo, o Presidente do Consed Eduardo Deschamps, o Presidente da Undime Alessio Costa Lima e o Presidente da CNTE Roberto Leão.~

Foi destacado por todos a importância e a necessidade deste fórum como espaço democrático de diálogo dos diferentes atores para o acompanhamento e construção de um entendimento sobre os critérios para correção do piso de forma sustentável e que não provoque fenômenos indesejáveis, como o achatamento das carreiras. O ministro ressaltou que o Piso, pela atual regra, cresceu 45% acima da inflação, muito além do crescimento das receitas do próprio Fundeb. Destacou que é importante criar mecanismos que assegure a valorização dos professores, mas destacou que "não é só salário que faz uma educação de qualidade. Precisamos de motivação, de envolvimento na sala de aula", frisou.


Após a solenidade de abertura, teve prosseguimento em outra sala a primeira Reunião do Fórum, onde foi apresentado os dados nacionais do movimento das receitas do Fundeb nos últimos anos, bem como diferentes simulações de propostas de reajuste. Foi ressaltado o cenário atual  agravado pela crise econômica e as dificuldades enfrentadas por estados e municípios para o cumprimento da lei do piso. Foi também reconhecido por todos, trata-se de um outro momento, sendo encaminhado para a próxima reunião a apresentação, pelos segmentos participantes, de novas propostas atualizadas do mecanismo de correção do piso para discussão.

0/Post a Comment/Comments