Em quase 12 dias de sufoco FUNAI não dar apoio necessário para combate de incêndio na reserva Arariboia.


O fogo se estende todos os dias e noites na reserva Arariboia, que compõe os municípios de Amarante, Santa Luzia, Bom Jesus, Arame e Buriticupu. Cerce de 50 km de reserva já foram consumidos pelo fogo e, até o momento os integrantes que tentam conter o fogo, reclamam que a FUNAI prometeu socorro imediata e não cumpriu ainda o que disse.

O fogo já chegou à região de Itaipava do Grajaú e atinge também a aldeia Geraldo Toco Preto, da tribo Timbiras Krepym Kateje e, vários homens segundo informações cerca de 70 brigadistas entre o pessoal do preve-fogo, IBAMA, Bombeiros e a comunidade está ajudando e ainda não tiveram sucesso durante estes 10 dias na luta para conter o fogo. O pedido de socorro se espalha nas redes sociais, um grupo criado no What Zapp debate fervorosamente a situação e, todos estão tentando de uma forma ou de outra agilizar com os órgãos uma ajuda para o problema, até o momento quem mais tem lutado pela situação é o vereador de Grajaú Arão Marizê, que está sempre tentando acordo com órgãos responsáveis para dar apoio geral.

Os indígenas estão informando no grupo que até o momento a SESAI que é um órgão responsável para dar apoio aos pólos, não está cumprindo com o que foi acordado entre todos, durante os debates. Está faltando assistência com água, gasolina para deslocamento e o próprio carro dos trabalhos.

Os envolvidos acusam o coordenador da SESAI de não cumprir com o acordo de suporte aos trabalhos de combate ao fogo, outro órgão que está sendo acusado de faltar com o apoio necessário é a FUNAI, pois segundo os indígenas o órgão como responsável pelas tribos, foi informado do caso a todo instante e nunca cumpriu com o prometido.
Há fogo por todos os lados e, os animais estão morrendo queimados pelas chamas, animais como; macacos, cobras, tatus, pacas, bicho-preguiça, pássaros com seus ninhos e outros animais, estão sendo juntados todos torrados pelo fogo na reserva. Um grupo do corpo de bombeiros já chegou a alguns pontos da reserva juntamente com IBAMA e todos os brigadistas da região, para tentar conter o incêndio. Os moradores da região também estão tentando ajudar no combate ao fogo, os fazendeiros estão sendo acionados para que possam contribuir com aceiros em suas terras, para evitar o prolongamento do fogo.



Desesperados os indígenas que estão na luta, apelam para Deus que possa mandar uma chuva, para apagar o fogo que é grande em todos os hectares de terras da reserva florestal Arariboia.


Nesta manhã de quarta-feira (30), ocorreu uma reunião na região do Zutiua, para eleger um coordenador que possa intermediar os acordos para as regiões.











0/Post a Comment/Comments