Sediverte aponta desenvolvimento avançado em Grajaú


Vereador – Presidente da Câmara Municipal de Grajaú-Ma, Marinaldo do Gesso, em entrevista ao site Sediverte Notícias, revela sua concepção sobre a cidade e sobre a gestão do prefeito Capitão Otsuka

Sediverte Notícias: Senhor Vereador, em sua concepção o que mudou em Grajaú nos últimos 32 meses?

Vereador Marinaldo do Gesso: Grajaú hoje esta passando por um momento importante. O país e o Estado vivem uma crise política e financeira, ou seja, nossa cidade teria todos os motivos para estar em uma situação pior do que se apresenta, mas pude observar que nosso gestor e nossos representantes aprendem mais em períodos de crise e quando a mesma se passa, saímos dela mais fortalecidos.

Sediverte Notícias: Na gestão de 2004 a 2008, Grajaú recebeu inúmeros convênios. Qual o motivo da população não ver o resultado dos mesmos?

Marinaldo do Gesso: De 2004 até 2012, Grajaú recebeu milhões de reais, tanto que foi o único município com menos de 100 mil habitantes a receber cinco creches, mas também foi o único município que desviou quatro.

Sediverte Notícias: Na atual gestão, há transparência em convênios?

Marinaldo do Gesso: O que deve ser parabenizado é que não há mais desvio de dinheiro publico em Grajaú, os recursos vêm e são diretamente aplicados naquilo que lhe é de sua finalidade. Na gestão Otsuka, o dinheiro é aplicado, as obras têm 70% concluídas com apenas 30% pago por parte do Estado.

Sediverte Notícias: O que a gestão deve fazer para alavancar a questão do emprego em Grajaú?

Marinaldo do Gesso: Quando o governo Federal começar a liberar algumas parcelas de escolas e quadras poliesportivas, o município começará a gerar empregos na iniciativa privada através dos profissionais como pedreiros, carpinteiros, serventes, eletricistas e encanadores, assim teremos uma melhora ainda mais relevante.

Sediverte Notícias: Infraestrutura é o carro chefe para o desenvolvimento de qualquer cidade. Grajaú esta sendo preparada de acordo com esse campo de visão?

Marinaldo do Gesso: Nossa cidade hoje possui estradas bem feitas, asfalto com sarjeta e meio fio. A obra de bloqueteamento as margens da BR-226, foi fundamental, pois a drenagem retirou toda uma problemática que havia em torno do posto Canoeiro, um dos maiores postos do Sul do Maranhão, que desaguava e caia em baixo da Motoca. Quem vê uma obra daquelas? Se não fossem as filmagens, uma obra como aquela cairia no esquecimento. Ninguém quer investir em saneamento e em drenagem, devido ao fato de que é uma obra enterrada. Quem vê aquele bloqueteamento, acha que é só aquilo, mas não é, ali tem uma obra importante que é a drenagem do Posto Canoeiro. Outra obra importante de drenagem foi em torno do Hospital Itamar Guará, uma vez que ali se formava um mar de lama, carros atolavam e hoje não tem mais nenhum problema. Aquela praça que começou ali é obra do governo federal e logo em seguida demos início ao galpão da feira. Se o Governo do Estado e o Governo Federal mandarem os recursos para finalizarmos as obras, concluiremos as duas. Temos também a academia da terceira idade em frente ao Hospital Itamar Guará. Quando vir à pavimentação, aquele piscinão de lama se transformará em um ponto turístico de Grajaú.

Sediverte Notícias: A Câmara Municipal tem exercido um papel relevante na atual gestão?

Marinaldo do Gesso: A Câmara Municipal tem um papel importe se os vereadores tiverem um compromisso sério com a população. Observa-se que alguns projetos são votados 100% por todos os vereadores, mas há outros em que existe divergência, pois temos ideologias partidárias diferentes.

Sediverte Notícias: Ainda há vereadores que só votam em um projeto em troca de benefícios?

Marinaldo do Gesso: A Câmara Municipal de Grajaú vem passando por um processo de transformação desde 2008 e hoje já estamos em 2015, estou em meu segundo mandato e observo que houve uma mudança muito grande. Todos que por lá passaram deixaram sua parcela de contribuição e os que estão na legislatura atual, estão tendo a preocupação de exercerem um bom trabalho para que possam se manter no mandato nas eleições futuras.

Sediverte Notícias: Qual o melhor aparato para complementação da gestão do prefeito Capitão Otsuka?


Marinaldo do Gesso: O que falta para melhor completar a gestão é um pouco de sensibilidade por parte do governo do Estado, visto que temos 13 convênios prestados contas, tenho acompanhado isto, uma prova é o galpão da feira do Canoeiro que já devia estar concluído, assim como o CRASS, o asfaltamento da Cohab e da Avenida Maranhão, faltam recursos do Governo do Estado para que isto seja concluído, não é recurso do município.

Com: Sediverte.com.br

0/Post a Comment/Comments