Assembléia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Grajaú prepara eleição.


A Associação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Grajaú se reuniu em assembléia nesta manhã de sexta-feira (22), no prédio grota da luz no centro da cidade, a fim de decidirem uma data para a nova eleição da diretoria do Sindicato, tendo em vista que o comando da ex-diretoria chegou ao fim.

A assembléia contou com a presença dos membros da FETAEMA (Federação dos Trabalhadores na Agencia do estado do Maranhão) que vieram da região dos cocais e, coordena o processo eletivo de cada região de associados. No encontro foi lido o regimento eleitoral do sindicato para mostrar as regras da eleição que eles acreditam, que possa ocorrer até o final do mês de junho de 2015.


Nos artigos foram decididos tópicos como: Fundamentos que regerão o pleito, data, horário e local da votação, comissão eleitoral, fiscalização, quem poderá votar, os candidatos, registros de chapas, impugnações, voto secreto, seleção eleitoral de votação, apuração de votos, prazos, nulidades, quórum para eleições, eleição da nova diretoria e disposições gerais. Esses fatores foram apresentados com artigos e parágrafos no regimento do Sindicato.

Marcos Moreira presidente provisório do Sindicato disse em entrevista que; A aprovação do regimento eleitoral é para iniciar de fato e de direito o processo eleitoral que todos estão trabalhando no mesmo sentido para que possam dar garantia na eleição da nova diretoria do Sindicato. Segundo Marcos a intenção com essa votação é devolver o Sindicato aos associados de Grajaú, fazendo assim com que a presidência provisória saia do cargo para que o verdadeiro presidente eleito possa assumir, ele afirmou ainda que os mesmos pretendam fazer com que a eleição ocorra até o dia 30 de junho.

Após as decisões de cada participante que aprovou o regimento, associados assinaram documentos comprovando seu apoio à eleição em seguida a reunião durou o restante do dia.




Membros que representam a classe oposicionista reclamaram da presença de seguranças particulares na assembléia e da policia que estava fora do prédio, uma das associadas disse que se sentia incomodada e coagida com apresenta dos seguranças no local e da policia lá fora, ela e mais alguns foram buscar satisfações com os PMS que estavam foram do local. O comando do grupo de policiais de plantões indicou que estava no local há pedido, mas se ela se sentia coagida ele poderia passar o rádio ao comando geral e pedir que a tropa se retirasse do local e, foi assim que ocorreu os policiais saíram da frente do prédio.


Os reclamantes alegaram que não são bandidos para terem a presença de segurança dentro do prédio e que em outras assembleias, nunca houve a necessidade de ter segurança no local porque agora essa decisão se perguntaram. O grupo da FETAEMA disse que os seguranças dentro do recinto, vieram acompanhando as lideres da região dos cocais e não para fazer a segurança da assembléia, opinião esta que não foi aceita pelo grupo de oposição.




0/Post a Comment/Comments