Roseana Sarney é convocada para voltar ao MA para depor sobre seu envolvimento no caso Constran.


A ex-governadora Roseana Sarney deverá ser ouvida na Secretaria de Segurança Pública do Maranhão a respeito de seu envolvimento no pagamento de um precatório milionário, depois de um acordo entre o governo do Estado e a empreiteira.

O caso que envolve Roseana foi encaminhado à Justiça do Maranhão pelo ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para que todo o processo seja iniciado em primeira instância, já que a ex-governadora deixou de ter foro privilegiado a partir do encerramento de seu mandato. Distribuído para a terceira Vara Criminal em São Luís, que tem como titular o juiz José Gonçalo, como ainda não se trata de um processo, o caso foi encaminhado à Central de Inquérito do Tribunal de Justiça do Maranhão, integrada pelos juízes Antônio Luis de Almeida Silva, Osmar Gomes dos Santos e Cândido José Martins de Oliveira, além de três promotores de Justiça.

Eles darão início ao processo solicitando a abertura de inquérito na Secretaria de Segurança Pública para que inicie uma investigação sobre a citação da ex-governadora e de outros integrantes do processo no escândalo do precatório da Constran. Cabe à polícia marcar hora, local e expedir intimação para ouvir a ex-governadora maranhense.

Além de Roseana, prestarão depoimento na SSP-MA os ex-secretários João Abreu, (Casa Civil) João Bernardo Bringel (Planejamento) Helena Haickel (ex-procuradora geral Estado) e a assessora Graça Cutrim. Todos foram citados pelo doleiro Alberto Youssef em delação premiada na Jusdtiça do Paraná.

Colhidos os depoimentos e concluído o inquérito, o caso retorna à terceira Vara Criminal do Tribunal de Justiça, que decidirá se inicia ou não a ação penal contra os citados, nesse caso já na condição de réus.

0/Post a Comment/Comments