GRAJAÚ: Moradora diz que já pensou em beber veneno porque vive na miséria há anos.


Lindalva Ribeiro (62) anos mora na cidade de Grajaú há cerca de 26 anos e, faz 14 anos que vive na casa deixada pela mãe que já faleceu. Uma residência em condições meramente miserável devido à falta de ter uma residência melhor, por causa da extrema vida de pobreza que vive.

O marido lhe abandonou no ano de 1991, quando saiu de casa deixando a mesma sozinha com todos os filhos pequenos, alegando ir conseguir recursos através da procura de ouro na época do tal garimpo Serra Pelada e, nunca mais voltou. Ela teve que criar os filhos sozinha varrendo rua, desde a época da gestão de João Pedro, Bernadeth e Mercial Arruda.

Depois que perdeu o emprego de gari nos primeiros anos da gestão Mercial, a mesma trabalhou como cozinheira no terminal rodoviário, noites e noites acordada para receber clientes na madrugada que vinham de festa, tudo isso em prol de conseguir a vida para os filhos e um aconchego, mas nunca se realizou.

A moradora disse que se cadastrou duas vezes ainda na gestão de Mercial, para receber uma residência do conjunto Zé Caboco e do Joana Batista, mas nunca foi sorteada. Ela ainda afirmou que se escreveu no programa de melhoramento da casa, onde muitos tiveram suas casas construídas na rua em que ela mora e, a dela continuou com a placa de numeração na parede marcada para construção e até hoje nada.

Para mudar a situação ela disse que apostou no novo governo de Grajaú e, disse que espera que agora a administração na pessoa do Secretario de Habitação posso enxergar seu problema.


Ela considera que está sem teto, trabalhou 17 anos para prefeitura e foi jogada fora na época sem direito há nada, não tem bolsa família, não tem bolsa escola e muito menos aposentadoria, ela disse que a única pessoa que ainda lhe ajuda em algo é o vereador José Leão, que sempre organiza uma alimentação básica ou o pagamento de uma conta. Ela afirmou que já está cadastrada outra vez, mas deixou o caso de mão porque tudo já aconteceu em prol dos outros e dela não.


No ano de 1992 afirmou já ter morado debaixo de uma árvore com a família inteira e, o terreno onde morou foi no local onde hoje se encontra implantado o prédio escolar CAIC no bairro Mangueira. Ela criou 07 filhos sozinha e a caçula que é a única que ainda mora com ela, está com uma criança de 01 (um) ano e dois meses dentro da casa decadente.


Nas fotos as paredes caem, na sala não tem nada de moveis, na cozinha uma mesa velha, um armário vazio e uma geladeira sem tampa, mostram as condições desumana em que vive Lindalva com sua filha. No canto da parede flagramos uma lata com água para fazer leite para a criança, encima do único fogareiro de barro há carvão onde se faz a alimentação quando tem.

Em um quarto está roupas em sacos no outro as redes, onde ela dorme com a filha e a criança. A moradora mostra o telhado furado que não empata da água da chuva entrar, na parte de trás da casa, a pequena puxada e coberta de cavacos, um tipo de pedaços de tabuas que servem para isto. E na frente da casa outra puxada está caindo, porque não tem mais estrutura para se segurar.

No final da entrevista Lindalva disse que queria que a população viesse a sua situação, que não é de agora e que só através da imprensa os moradores podem ver como ela vive e, pede uma ajuda emergencial. Ela finalizou a entrevista dizendo que uma vez sozinha em casa chorando, lamentando a miséria em que vive pensou em tomar veneno para sair de vez dessa vida sofrida.

A casa de Lindalva fica da Rua da Paz, próximo à Chácara do Vereador José Leão.


O Secretario de habitação Nereu, disse a este blog que se manifestará após ver a situação de Lindalva.







2/Post a Comment/Comments

Unknown disse…
Eita Maranhão que tem gente pobre,tem misericórdia meu Deus.ajuda teu povo senhor.há se eu pudesse ajudar todo mundo que eu vejo com necessidade.
Unknown disse…
Pessoal o Blogger já fez a sua parte, o Vereador Zé Leão continua ajudando, agora se ao menos o restante dos outros políticos ajudassem um pouquinho só?