Casa, muros e paredes estão sendo pinchadas em Grajaú com frases indecentes contra o governo local.


Desde a semana passada, que frases indecentes envolvendo o governo local de Grajaú, vêm sendo colocadas em muros e paredes de residências em nossa cidade. Moradores informaram que tem muitas frases que não pegam tão pesado, como uma que está no centro da cidade, na ladeira do Posto de Saúde Vitorino Freire, onde a mesma fala que Grajaú está de volta aos bons tempos do atraso.

No bairro Canoeiro uma das frases foi mais audaciosa, pichadores colocaram na parede a seguinte escritura: “Cadê o dinheiro da iluminação pública, enfiaram no ............” a frase foi escrita no depósito Atacadão do Cimento.

Em outra frase já em uma residência, a mesma diz o seguinte; “Enquanto os vagabundos do governo estão na campanha do Trinchão, o Canoeiro está na escuridão” essas frases você ver nas fotos que foram tiradas.

Segundo a lei criada no país pinchar é crime e pode levar de três meses a um ano de prisão e multa. Veja abaixo reportagem sobre a lei.
O país deu um importante passo no combate à pichação, ao aprovar o Projeto de Lei 706/2007, sancionado pela Presidência da República e transformado em Lei, proibindo a venda de tintas spray os menores de 18 anos. O texto tem relevante aspecto educativo, determinando a inscrição das expressões “Pichação é crime” e “Proibida à venda para menores de 18 anos” em latas de tinta aerossol.

Muitos não sabem, mas a Lei dos Crimes Ambientais (9.605/98) prevê sanções à pichação e à grafitagem, com pena de detenção de três meses a um ano e multa. A nova lei vai além, descriminaliza a grafitagem que tem objetivo de valorizar o local, com a devida autorização do proprietário ou do agente público, sendo classificada como “expressão artística”.

Já a pichação é criminalizada, pois mais se assemelhada ao vandalismo gratuito ao patrimônio público e privado, pois se centra em frases e letras desconexas, sem qualquer dimensão estética. Na maioria das vezes, nem o argumento da liberdade de expressão a justifica, pois “a mensagem” não é sequer decifrada pela população.


A Secretaria de iluminação pública de Grajaú, disse que irá dar seu parecer à redação do De Olho em Grajaú. Mostrar para os moradores o que é gasto em valores para recuperar estas luzes que os vândalos quebram. Segundo a Secretaria se trocar lâmpadas em um dia dois ou três dias depois estão quebradas novamente, a gerencia de iluminação disse que irá enviar relatórios, que mostram que o seu trabalho está sendo feito, os vândalos são os que quebram lâmpadas e danificam os bens públicos.

0/Post a Comment/Comments