Blitz Educativa comemora a Semana do Trânsito em Grajaú


Com o tema: Cidade para as pessoas! Proteção e Prioridade ao Pedestre, a Gerência de Sinalização e Trânsito por meio da Secretária de Defesa Social, Cidadania e Direitos Humanos, da Prefeitura Municipal de Grajaú, celebrou de 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito (SNT), comemoração prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Em Grajaú a semana 2014, foi celebrada com blitz educativa, palestras nas escolas e carreata. “Nosso objetivo nesta semana foi conscientizar as pessoas da importância do uso dos equipamentos de segurança na hora de conduzir qualquer veículo, evitando os acidentes que na maioria das vezes é por falta dos cuidados necessários por parte dos condutores”, comentou a gerente de Sinalização e Trânsito, Marta Nunes de Castro.
A gerente lembrou ainda “Para reduzir os frequentes acidentes de trânsitos que ceifa vidas, especialmente dos jovens e adolescentes, é preciso o empenho não só dos governantes, mais dos pais, que são os primeiros educadores, mas infelizmente são eles que entregam carros e motos a estes menores”.
A SNT visa também conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.
A Semana que tem uma abrangência nacional mostra a mudança de postura do governo frente a este assunto, além de ser um convite à participação de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.
Pela terceira vez que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), define os pedestres como tema da SNT. No ano de 2000 o tema escolhido foi “Faixa de Pedestre, a vida pede passagem”, já em 2005 o tema foi “No Trânsito Somos Todos Pedestres”.
As atividades da SNT em Grajaú teve o seguinte cronograma:
Dia 18, abertura da semana aconteceu uma blitz educativa na Praça Raimundo Simas, centro da cidade e na Praça Turística do bairro Canoeiro.
No dia 22, houve palestras sobre educação no trânsito no Colégio Nicolau Dino, Centro e Escola Caminho Do Futuro no bairro Vilinha.
Na terça-feira, 23, a palestra foi no Colégio Dimas Simas no Canoeiro.
Nesta quinta-feira, 25, encerramento da semana, a gerência promoveu blitz educativa na Praça Raimundo Simas e carreata no bairro Canoeiro.
A Gerência de Sinalização e Trânsito está localizada na Rua Manoel de Sousa Lima (Rua do Areão) nº 65, bairro Rodoviário. Telefone para contato: (99) 9152-3737.
Grajaú de Fato


0/Post a Comment/Comments