PCdoB de Grajaú participa da 2ª Conferencia Nacional sobre Emancipação da Mulher

Matéria do site: www.grajaudefato.com.br

O município de Grajaú foi representado pela militante política Simone Limeira na 2ª Conferência Nacional sobre a Emancipação da Mulher, organizada pelo PCdoB. O evento reuniu, em suas edições preparatórias, durante dois meses, cerca de 15 mil militantes, mulheres e homens, de todos os estados brasileiros.

A conferência realizada em Brasília nos dias 18, 19 e 20 de junho, contou com a participação de diversas mulheres que vem se destacando nos cenários nacional, estadual e municipal, entre elas a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Eleonora Menecucci, a senadora Vanessa Grazziotin, a Secretária Nacional da Mulher (PCdoB) Liége Rocha, a Vice-presidente Nacional e líder do Partido na Câmara, Luciana Santos e Simone Limeira, militante política e presidente do PcdoB em Grajaú.

Durante as discussões foram apontadas varias preocupações sobre a violência contra a mulher. Estatísticas mostram que a cada duas horas uma brasileira é assassinada e o Brasil possui o sétimo maior índice mundial de assassinato de mulheres. Além disso, a cada cinco minutos uma brasileira é agredida.

Manifesto

No final do encontro foi aprovou o manifesto “O Brasil para as brasileiras”, que expressa as principais reivindicações da Conferência. Nele, os delegados e delegadas concluem que acumulam-se conquistas e avanços de direitos e políticas públicas mais incisivas na perspectiva de gênero. Porém, fazem uma análise de que o caminho ainda é longo na superação das expressões cotidianas da opressão à qual continuam submetidas as mulheres.

O manifesto aprovado expressa essa preocupação: “Foram registradas, no ano passado, 48 mil agressões contra mulheres das quais 68,8% aconteceram em âmbito doméstico e quase 30% foram praticadas pelo marido ou companheiro”.

Expõe a “histórica sub-representação feminina nas esferas de decisão na sociedade” o que se constitui como uma das limitações democráticas do país. Segundo o manifesto aprovado, apesar de as brasileiras serem mais da metade da população, portanto maioria do colégio eleitoral, representam apenas 8,7 % da Câmara de Deputados e 14,8% do Senado Federal. No Legislativo Estadual são apenas 12,85% e as prefeitas correspondem apenas a 9,2% entre gestores municipais.

“A participação das mulheres na vida pública acontece mantendo as desigualdades. As brasileiras representam 41,7% da população economicamente ativa, porém mais da metade das trabalhadoras urbanas e rurais não usufruem o direito à aposentadoria por tempo de serviço em decorrência de constituírem a maioria do contingente de trabalho informal. Persistem as diferenças salariais entre homens e mulheres, exercendo as mesmas funções”.

“É bastante evidente a gestão das mulheres na diretoria das empresas multinacionais e também no cenário político, valendo destacar a nossa Presidenta Dilma Rousseff.”, comentou Simone Limeira.

Por ocasião da conferência, Simone visitou o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), Flávio Dino e o Deputado Federal Waldir Maranhão, aproveitou para fazer alguns contatos políticos, firmando sua participação na política, hoje exemplo da emancipação da mulher.

0/Post a Comment/Comments