Ministério Público Fedral pede a apuração do assassinato da líder indígena ao MP de Grajaú e à PRF

Ministério Público Federal (MPF) solicitou, em reunião realizada nesta segunda-feira (30) com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Promotoria de Justiça de Grajaú, a apuração do homicídio de Maria Amélia Guajajara, líder da aldeia Coquinho II, situada na terra indígena Canabrava.


A vítima teria sido executada com dois tiros por volta das 14h do último sábado (28), possivelmente em represália a uma manifestação por mais segurança, realizada pela aldeia liderada por ela.


Na reunião, o MPF requisitou, além da apuração do homicídio, a adoção de providências que garantam a integridade física dos índios na BR-226, pedindo o deslocamento urgente de uma equipe da PRF para o local.
Foi pedida ainda a instalação de um posto permanente de fiscalização da PRF na região, reivindicação que já vinha sendo feita pela aldeia Coquinho II. Para garantir a segurança dos indígenas, o MPF indicou que a presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai) pode solicitar o apoio da Força Nacional de Segurança.

De acordo com informações veiculadas na imprensa, os índios da aldeia Coquinho II pretendem bloquear o tráfego na rodovia BR-226 na quinta-feira (03), como forma de protesto pelo assassinato da índia Maria Amélia.

Com informações de www.1cn.com.br

0/Post a Comment/Comments