Começa neste sábado a campanha Nacional de vacinação

Proteger é Cuidar! Esse é o slogan da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deste ano, que começa no próximo sábado (5) e vai até dia 25 de maio, em todo o país. No Maranhão, a campanha é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Unidades Regionais de Saúde (URS) e municípios maranhenses.


O público-alvo da campanha são os idosos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade, indígenas e trabalhadores da saúde. Este ano, o foco é a imunização combinada, ou seja, uma única vacina contra a Influenza Sazonal (gripe comum) e a Influenza A (H1N1). O Ministério da Saúde garante que a vacina é segura para todos. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção.

O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza na população alvo da campanha. O Secretário Adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro explicou que a partir de sábado, além dos postos fixos, a campanha contará também com postos volantes à disposição da população em todo o Maranhão.

Para o Maranhão, foram disponibilizadas 960 mil doses da vacina. A meta é vacinar pelo menos 80% do público alvo da campanha. Para o funcionamento desta operação, mais de 1.794 postos de vacinação serão disponibilizados, com o envolvimento de mais de 8 mil pessoas e a utilização de aproximadamente 800 veículos em todos os municípios maranhenses.

"Não há dificuldade para realizar a imunização, basta procurar a unidade de saúde mais próxima e apresentar o Cartão de Vacinação. Quem não tiver o cartão, poderá obtê-lo no momento da imunização. Lembrando que o cartão tem o histórico da vacinação e possibilita atualizar outras vacinas", disse a Chefe do Departamento de Imunização da SES, Maria Helena Almeida.



Fonte: G1 Maranhão

0/Post a Comment/Comments