Site confirma fechamento da BR 226 entre Grajaú e Barra do Corda


O g1-MA confirmou hoje o fechamento da BR 226 entre Grajaú e Barra do Corda, as informações foram postadas no site Diário da Barra.


Os índios Guajajaras, da aldeia Coquinho interditaram a BR-226, entre os municípios de Barra do Corda e Grajaú. Eles utilizaram toras de madeira para bloquear a passagem de veículos no início da manhã desta terça-feira (20).

Os índios se queixam que estão há sete anos sem água tratada na aldeia e cobram da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a construção imediata de um poço artesiano nas terras de Coquinho.

Os Guajajaras exigem a reabertura de um posto indígena da Fundação Nacional do Índio (Funai) na aldeia – que, segundo eles está fechado há dois anos. Eles cobram ainda, ações de combate a uma onda de assaltos que vem ocorrendo na BR-226. A rodovia passa dentro da Reserva Canabrava.

G1/MA

3/Post a Comment/Comments

eu mora região os parentes estão se mobizando e projetando o bloqueio da BR;226 ao qualquer momento. pós não é alarme falso.
João Batista disse…
É justo a construção de um poço artesiano, na aldeia, como um posto de saúde da (Funai) e ações de segurança para compater os assaltos que mancha os índios, trabalhadores que vive do fruto do seu suor. Só não é justo os usuários da BR 226 perder o direito de ir e vir. Nem um dia.
George Lima disse…
O governo quando teve a iniciativa de expandir o progresso do maranhão com a construção da BR 226 dentro de uma reserva indígena, trouxe também de forma implícita um grande conflito cultural entre índios e brancos da nossa região. Desde o descobrimento do Brasil que o homem branco introduz sua cultura dentre os povos indígenas de todo o território fazendo com que haja uma perda de identidade cultural gerando conflitos étnicos e sociais. Devemos pensar em uma forma em que haja um consenso entre homens e índios para que todos possam viver de forma harmoníaca dando a cada um o que é seu de direito!